top of page

JÁ ACONTECERAM

Projeto Afasiarte

    O projeto afasiarte nasceu da palavra afasia, que significa a perda da capacidade e das habilidades da linguagem falada e escrita 

    O projeto surgiu em 2005 com a ideia inicial de grafite visando suprir parte da carência de atividades de manifestação cultural na comunidade do Jd. Nakamura, bairro no qual residem. A partir de então, o coletivo passou a realizar algumas  atividades em eventos da  periferia,como, por exemplo, o Bsb Art Moviem no qual o grupo participou realizando intervenção de grafite em espaço abandonados da comunidade, tais como praça e escola, alem da participação voluntaria em outros eventos com grafite oficinas e outras ações envolvendo Hip-Hop.

       Projeto timbalata

       PERCUSSÃO ALTERNATIVA

    A oficina tem por objetivo aguçar  a criatividade e o interesse musical da criança e do adolescente desenvolvendo capacidades especiais, tais como: coordenação motora, raciocínio lógico, socialização para se trabalhar em grupo, conscientização ecológica que vem trazendo como ponto forte a reciclagem de matérias encontrados facilmente em casa usando sempre o lúdico para se obter a atenção e disciplina.

 

Metodologia

  • Normas de sala de atividade (respeito a hierarquia);

  • Dinâmicas de grupo (formação de conjunto);

  • Pesquisas (compromisso);

  • Gravação de ensaios (autocrítica);

  • Composições de letras próprias (criatividade);

  • Encontro com outros grupos (socialização);

    Criação de composição harmônica e rítmica (trabalho em grupo).

.   Projeto Construindo Cidadão

   Atender de forma direta, 25 famílias divididas por semestre com renda familiar inferior a um salário mínimo; que façam parte da realidade local e que tenha criança entre 6 e 12 anos.

   O numero de crianças variam de acordo como numero de filhos de cada família podendo chegar a 50 crianças e adolescentes atendidas .

   É entregue mensalmente a cada família que não faltar às reuniões, uma cesta básica e brindes diversos como incentivo a presença e participação. Os acompanhamentos das famílias são feitos através de visitas em suas residências feitos pela a Equipe Técnica do projeto

Aprendendo na Rede

   Desde quando a sala de informática  foi implantada no ano de 2000 pelo Programa Acessa São Paulo, a maior procura  dos Pais era  cursos de informática para seus filhos, mas a idade dos seus filhos muitas vezes os barravam. Só poderia utilizar os computadores a partir dos 11 anos.       

  

   Com objetivo: Proporcionar a criança  o conhecimento de informática utilizando o computador no  processo de ensino e aprendizagem.  As crianças irão aprender a utilizar corretamente os computadores, digitação, pesquisa na internet, jogos lúdicos, raciocínio lógico e pintura.

    

PROJETO ARTE E VIDA

   Depois de uma pesquisa informal na comunidade e conversas com adolescentes ligados a entidade notamos o grande interesse dos jovens no aprendizado de técnicas de bijuterias. Num Distrito carente recursos, e com grande parte da sua população sendo de baixa renda, se faz necessário a implementação de projetos socioculturais e de geração de renda.          Por isso o projeto Arte e Vida se torna dessa maneira de grande valia.

   Com o curso prático de artesanato em bijuterias, que proporciona um rápido retorno financeiro, os jovens dessa comunidade terão uma excelente opção, para o crescimento da renda familiar, podendo no futuro formarem cooperativas para melhor escoar sua produção.

  

OBJETIVOS:
     A partir da realidade acima descrita, é que se sentiu a necessidade da criação do projeto Arte e Vida. Buscando através do curso prático de bijuterias artesanais, o descobrimento de outras alternativas de subsistência.

bottom of page