top of page

    Em 1994, por conta da Copa do Mundo, os moradores do Jardim Tupi saíram as ruas batendo em latas, baldes e panelas para comemorar os jogos vencidos pela seleção brasileira.

    Cinco amigos (Armando Lisboa, Antônio, Israel, José Gabriel e Marcos Antônio), vendo o envolvimento da comunidade, perceberam que por meio da música poderiam mudar a realidade do local, que era tido como um dos bairros mais violentos do mundo pela ONU (1995).

    Após quatro anos de discussão, passamos então, a convidar toda  comunidade para atividades culturais para além das comemorações da Copa. Criamos oficinas de percussão com sucata, dança, capoeira e artesanato com o objetivo de desenvolver a Arte, Educação e Cidadania.

    No início, a ideia foi desenvolvida dentro de uma garagem cedida por uma moradora do Bairro Jardim Copacabana, Distrito do Jardim Ângela. O projeto chegou a atender uma média de 100 crianças fixas por fim de semana na faixa etária de seis a dezessete anos e onze meses. Em 1998, saindo do anonimato, resolvemos institucionalizar a ideia que deu certo. Foi então criado o Projeto Cio da Terra, uma instituição sem fins lucrativos (Organização da Sociedade Civil) focada na área cultural.

    Em 2000, a antiga coordenadoria da Núcleo de Assistência Educacional de Campo Limpo (NAE-5), sabendo do projeto e da dificuldade de espaço, nos cedeu todos os anexos localizados nos terrenos das Creches municipais que se encontravam ociosos. O Projeto Cio da Terra passou então a desenvolver suas atividades no lugar que antes servia apenas como  ponto de tráfico e consumo de drogas.

Passamos então administrar o anexo da CEI Jardim Dionísio que na época possuía apenas um salão, um banheiro e um campo de terra. Com uma parceria Governo do Estado de São Paulo conseguimos a reforma total desse espaço construído mais uma sala, cozinha, refeitório, banheiros adaptados para deficientes e a reforma da quadra de esportes  onde foi implantado o Programa Acessa São Paulo (de inclusão digital) e o Projeto Mil Quadras.

    Trabalhando através do Programa Alfabetização Solidária e em parceria com a escola Municipal Mario Marques de Oliveira ampliamos nossa área de atuação com a alfabetização para jovens e adultos.

    O projeto tinha como objetivo preparar os alunos para o reingresso na quinta série e inseri-los no sistema escolar da Escola Municipal Oliveira Vianna, no Distrito do Jardim Ângela.

   Em 2010, devido a consolidação da entidade viu-se a necessidade de alterar o nome da instituição de Projeto Cio da Terra para INSTITUTO CIO DA TERRA. Reafirmando assim a nossa identidade que pode ser resumida em quatro palavras: ARTE, EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA.

a HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO

Rua William Cremer, n° 2 Fundos da CEI Jd. Dionísio- Jd. Sônia Regina   CEP: 04935-120 - SP

Telefone: (11) 5833-9015

bottom of page